Tuesday 3 December 2013

"A Alegria do Evangelho" por temas

Tendo terminado a minha leitura da exortação apostólica Evangelii Gaudium, ao longo dos próximos dias pretendo destacar e comentar aquilo que mais me chamou a atenção. Não quer dizer que sejam as partes mais importantes, simplesmente são as que eu achei mais interessantes. Uma vez que as secções do texto que lidam mais com questões económicas já foram muito analisadas, não lhes dedicarei muita atenção.

Apresentarei as minhas reflexões por temas, e por isso nem todas as citações virão na ordem em que aparecem no texto.

Tudo o que está em itálico é do texto, o que está a letra normal é da minha autoria.

Antes de passar aos restantes temas, um comentário sobre a oração que aparece perto do princípio do texto.

A Oração

“Senhor, deixei-me enganar, de mil maneiras fugi do vosso amor, mas aqui estou novamente para renovar a minha aliança convosco. Preciso de Vós. Resgatai-me de novo, Senhor; aceitai-me mais uma vez nos vossos braços redentores.” (#3)
Logo no início do documento, o Papa coloca esta oração e sugere que a rezamos diariamente. Não faço ideia se é uma oração criada por ele ou não, mas é lindíssima e uma bela súmula da realidade da nossa vida cristã. Constante queda, marcada pela vontade de sempre melhorar.

Nunca desistir.


No comments:

Post a Comment

Partilhar